/, Sem categoria/Alguns fatos sobre a hiperpigmentação!

Alguns fatos sobre a hiperpigmentação!

  • Porque aparecem?

As manchas aparecem devido ao processo da melanogenese, (formação de manchas) que se dá devido à exposição solar, outras são hereditárias e outras aparecem devido à idade etc.

A radiação solar quando incide na nossa pele, esta responde como forma de proteção com produção de melanina (pigmento que migra para epiderme da pele produzida pelos melanócitos) e muitas vezes ela distribui-se de forma irregular e concentra-se numa zona gerando uma mancha.

Mas nem todas as manchas (hiperpigmentações) têm a mesma origem, vários fatores causam hiperpigmentação. Algumas das formas mais comuns de distúrbios de hiperpigmentação incluem lentigos solares, melasma e hiperpigmentação pós-inflamatória.

Por exemplo os lentigos surgem devido ao efeito continuado da luz ultravioleta (exposição solar crónica responsável pelo envelhecimento actínico foto-induzido), daí a sua predominância no dorso das mãos, decote e rosto a partir dos 40/50 anos, ocorre muito em peles claras .

Os melasmas são manchas mais extensas e irregulares provocadas pelo Sol e alterações hormonais daí que a sua localização seja no rosto com predominância na face, em cima do lábio superior e testa e aparecem entre os 20-30 anos. O fototipo elevado também está associado ao aparecimento de melasma.

A hiperpigmentação pós-inflamatória desenvolve-se quando a pele que está irritada ou inflamada e mais suscetível a reagir à hiperpigmentação partir de algo como mancha pós-acne, uma reação alérgica, eczema ou até mesmo um trauma que causa lesões na pele.

  • Como eliminar.

A pele é o reflexo do que se passa com o nosso corpo. Neste sentido os aspetos como predisposição individual (doenças auto imunes, disfunções do fígado etc.), genética, hormonas, garvidez, fármacos, processos físicos onde há irritação da pele (cicatrizes, depilações a cera, etc.) consumo de tabaco etc, são fatores desencadadores de produção de melanina.

Para tratá-la é fundamental um bom diagnóstico para adequar os produtos e tratamentos e manter a rotina.

É necessário uma rotina de homecare com produtos específicos e em casos de maior necessidade podemos sempre recorrer a tratamentos feitos em Centros ou Clínicas de Estética com profissionais devidamente credenciados.

Os tratamentos podem ser Peelings químicos, cosméticos despigmentantes, utilização de laser ou luz intensa pulsada, terapia de LED, mas deve ser sempre feito um diagnóstico para poder adequar um programa a necessidade de cada cliente.

 

 

By |2019-03-10T22:49:26+00:00Julho 27th, 2018|Estética, Sem categoria|0 Comments

About the Author: