A maioria das vezes as pessoas procuram  procedimentos corretivos em vez de cuidados preventivos.

No entanto, a prevenção é a primeira linha de defesa no que diz respeito à saúde da pele e ao abrandamento do processo de envelhecimento. Infelizmente, muitas as pessoas/clientes ignoram esse passo e esperam até que as coisas estejam tão fora de controle e esperam que o profissional de estética tire 15 anos de dano em uma sessão!

O profissional então tem que explicar que demorou anos para que aqueles sinais/marcas precárias na pele surgissem  e que um tratamento não vai fazer desaparecer tudo. Esta resposta geralmente é encontrada com um olhar insatisfeito no rosto do cliente, pois eles concordam com o seguimento da liderança da profissional e muitas vezes juntam-se à jornada para restaurar a saúde e a juventude de sua pele.

É um trabalho importante para ajudar as pessoas de todas as idades a entender que a prevenção é tão importante quanto a correção e que, uma vez que sua pele seja corrigida, eles precisarão manter os resultados continuando as medidas preventivas.

A fim de prevenir e manter uma boa saúde da pele, todos devem usar um protetor solar de amplo espectro, antioxidante de vitamina C, um esfoliante e um regulador de pigmento.

A PROTEÇÃO SOLAR É A PRIMEIRA LINHA DE DEFESA
Noventa por cento do envelhecimento extrínseco provêm dos poderosos raios do sol.Enquanto a maioria das pessoas sabe que o uso de protetor solar é importante, muitos delas ainda não o fazem com tanta regularidade.

As duas maiores queixas sobre protetores solares são a sensação tátil e as questões de sensibilidade. As pessoas devem ser educados sobre a diferença entre protetores solares químicos e físicos (inorgânicos) e poderá ser essa a razão pela qual a pele reage pois estão a usar filtros solares que contêm filtros químicos.

Os filtros químicos são amplamente utilizados porque são baratos e funcionam. No entanto, esses ingredientes podem causar acne, irritação e dermatite em muitos usuários. No entanto, nem todos os protetores solares químicos são de qualidade inferior, eles são, na maioria das vezes, o motivo pelo qual muitos clientes não gostam de usar protetor solar durante o dia.

Os filtros físicos tradicionais, dióxido de titânio e óxido de zinco, atuam como um escudo que não permite que os raios de luz penetrem na pele.
ANTIOXIDANTES S.O.S.
Uma vez que a pessoa educada para o uso de protetor solar apropriado, devemos adicionar um antioxidante diário para proteger a pele do dano solar e prevenir sinais futuros de envelhecimento. Os antioxidantes são tão importantes porque eles revertem os danos que já ocorreram e impedem que novos danos ocorram.

As melhores opções deve ser um um antioxidante que proteja de UVA, UVB e infravermelho A para garantir que eles estejam totalmente protegidos. Os raios UVA causam envelhecimento, enquanto os raios UVB causam queima; O *infravermelho A desempenha um papel na degradação do colágenio e envelhecimento da pele. (*em estudo)
São os  antioxidantes que fazem a diferença real na saúde da pele, reduzem os danos provocados pelos radicais livres, a causa da destruição do colágenio e elastina.

A vitamina C tópica restaura o tom de pele que tende a desaparecer ao longo do tempo e proporciona a pele mais brilho e iluminação. Uum produto antioxidante rico em  vitamina C é que é seguro para a pele e um produto 2 em 1: corrige e previne ao mesmo tempo.

PARA FORA COM O VELHO.
A esfoliação é fundamental para a saúde da pele e beneficia todos os tipos de pele. À medida que as pessoas envelhecem, sua pele  renova-se com menos frequência, dando lugar a uma pele áspera e baça.

No Verão a mudança de cor também pode levar ao acúmulo de pele morta, tornando aparente e mais visíveis as manchas da idade.

Um ciclo de renovação da pele (21 a 28 dias) não saudável pode levar a poros entupidos e a surtos de acne. Não importa o tipo de pele, a esfoliação é a chave para a boa saúde da pele. Não há uma recomendação de produto de tamanho único quando se trata de esfoliação, pois a pele de todos é diferente e varia nos níveis de sensibilidade.

A esfoliação pode variar de manual ou química, pois há uma variedade de produtos químicos para escolher, dependendo da pele.

CONTROLE DE PIGMENTOS (despigmentantes)
A última medida preventiva e corretiva é incorporar um produto tópico que previna e corrija a produção de melanina na pele, de preferência um inibidor de tirosinase.  Algumas das opções mais populares nos últimos anos incluem ácido kójico, arbutina, mequinol e ácido azelico. Estes ingredientes devem ser utilizados de manhã e à noite para obter os melhores resultados. Não não só desaparecerão os danos causados pelo sol mas evitará o aparecimento de melasma noutros locais.

COMPLEMENTOS
Existem outros produtos tópicos disponíveis que também são benéficos para a saúde da pele e podem ser adicionados conforme necessário. Os tratamentos também são uma ferramenta importante para prevenir e corrigir os sinais de envelhecimento e saúde da pele. Por exemplo, tratamentos faciais, laser, IPL, microagulhamento, terapia com LED e outras modalidades ajudarão a restaurar a pele, no entanto isto não invalida o tratamento domiciliar.

Tenha sempre em conta: proteger com SPF de amplo espectro, prevenir com um antioxidante,  esfoliar com um ácido e despigmentar.

O envelhecimento nunca pára; é um processo que todos sofrem e não há fim à vista.

 

Fonte: Dermascope

Jaclyn Strausser