Muitas pessoas não limpam a pele do rosto adequadamente. A rotina de lavar o rosto muitas vezes pode ser tão simples quanto borrifar água no rostos. Além de não estar a fazer um grande serviço à sua pele, muitas vezes até piora o estado da pele.
A limpeza é o primeiro passo para o cuidado adequado da pele. A pele é um órgão de desintoxicação e excreção, o que significa que todas as toxinas do interior são libertadas pelas glândulas sebáceas e sudoríparas, se não limparmos adequadamente a pele, podem resultar em comedons (espinhas e pontos negros) ou acne, mas também piorar o estado da pele seca. Com uma limpeza adequada às necessidades específicas da pele remove-se todos os resíduos e toxinas decorrentes da excreção, assim como da poluição, que se vão acumulando na superfície da pele.
A limpeza duas vezes ao dia fornece um apoio e reforço na manutenção da barreira hidrolipídica da pele, evita a obstrução dos poros, estimula a renovação celular e prepara a pele para receber cuidados específicos.
Compreendida a importância de uma boa limpeza ou higienização da pele, passamos agora à hidratação da pele. Mesmo a pele com acne precisa de um hidratante para normalizar o sebo.
A estação do ano influencia o tipo de creme hidratante, até uma pele com acne precisa de hidratação daí a importância de se aconselhar com profissionais.
Muitos hidratantes são à base de água em óleo; à medida que o hidratante é aplicado, a água evapora deixando o restante da mistura para hidratar a pele. Estes tipos de hidratantes são melhores para os tipos de pele normal a oleosa. Quando os emulsionantes são adicionados, o hidratante torna-se à base de óleo em água e age como um oclusivo para ajudar a manter a humidade na pele. Esses tipos de hidratantes são melhores para peles secas, desidratadas ou sensíveis.
Limpar e hidratar a pele duas vezes por dia (manha e noite) tem um grande impacto positivo na pele pois vai ajudar a aparência e manter o melhor aspecto da pele.
Fonte: Dermascope