Web
Analytics

Hora da esfoliação!

A esfoliação ou peeling pode parecer um passo dispensável nas rotinas profissionais de tratamentos estéticos e homecare, no entanto é realmente importante para a saúde da pele ideal e de uma tez resplandecente e revigorada. É a impulsora da renovação celular!

Embora a esfoliação seja adequada para todos os tipos de pele, é um desafio escolher qual método de esfoliação que funcionará melhor para cada cliente.

A variedade de abordagens de esfoliação são quase infinitas, além de escolher qual produto adequado a um tipo específico de pele para alcançar um resultado seguro e eficaz, é necessário  praticar e dominar as técnicas para aplicá-los com sucesso.

  • Esfoliação/peeling mecâncico – tamanho do Scrub (grão)

É importante escolher o tamanho do grão. Nem todos os scrubs são iguais. Diferentes áreas de aplicação (rosto e corpo) requerem diferentes tamanhos de grão.

A pele delicada do rosto  exige uma esfoliação suave com um substrato de tamanho menor, como farinha de milho fina, sementes, ou de pedra-pomes vulcânica de grão pequeno.

Utilizando um grão muito grosso ou inadequado pode causar erosões microscópicas, levando à irritação da pele e, possivelmente, a propagação de bactérias o que pode causar mais danos à pele.

Ao considerar uma esfoliação mecânica para o corpo, não é necessário uma preocupação tão precisa quanto tamanho de grão. A pele do corpo tem menos sensibilidade e pode resistir à esfoliação com ingredientes de grãos maiores, nomeadamente: açúcares, sais, cascas de citrinos secas e sementes. Ainda assim, precaver não esfoliar demasiado e irritar a pele.

  • Esfoliação/peeling enzimático

Indicado para as peles mais sensíveis são utilizadas enzimas proteolíticas que hidrolisam (dissolvem) a queratina da pele, ou seja, diminuem a espessura da camada córnea.

As enzimas mais utilizadas são a papaína e a bromelina.

São substâncias químicas que vão reagir com a pele com o intuito de eliminar as células mortas, podem ser usadas em concentrações baixas e seguras para as fórmulas cosméticas utilizadas na estética, entre elas os Alfa-hidróxi-ácidos, conhecidos como AHA (o ácido mandélico, o ácido  láctico o ácido glicólico, entre outros).

A esfoliação é um dos passos mais importantes no cuidado da pele. Abranda e remove as células mortas (queratinizadas ), revelando uma pele mais macia e fresca; melhora a eficácia dos produtos tópicos, permitindo-lhes penetrar mais profundamente após a camada superior da pele ter sido removida. Ao tornar a esfoliação uma prioridade, vai ver ótimos resultados nos diferentes tratamentos estéticos faciais e corporais.

Após uma boa esfoliação deve então proceder-se aos tratamentos específicos nutrindo e hidratando a pele com máscaras adequadas.

Os tratamentos tanto de rosto como de corpo devem ser finalizados com manobras de massagem relaxantes proporcionando um momento de verdadeiro bem estar!