Web
Analytics

Psicologia Positiva

“A Procura da Força que há em Nós”

A psicologia positiva é o estudo científico dos fatores e processos que conduzem à optimização do funcionamento humano, focando a atenção nas forças, em vez de se debruçar sobre as fraquezas; construindo e solidificando o que de melhor a vida oferece, em vez de tentar reparar o pior. Outros de nós dão por si a dar mais importância a algo que os perturba ou incomoda e a não valorizar os seus pontos fortes e a explorá-los e desenvolvê-los, e aqui está a diferença de umas pessoas para as outras.

As pessoas mais capazes focam-se nos seus pontos fortes, as pessoas menos capazes focam-se no seu mal-estar. Em termos de intervenção, a psicologia positiva preconiza que tratar “não é apenas arranjar o que está danificado; é também cuidar de algo ou alguém e fomentar o que temos de melhor” (Seligman & Csikszentmihalyi 2000, p.7).

Só desta forma, se amplificam forças, em vez de se corrigirem fraquezas. É pena que as pessoas estejam tão pouco informadas acerca do poder da mente e que apenas procuram um psicólogo quando se deparam com uma fraqueza e não procuram um psicólogo para desenvolverem o seu funcionamento emocional e com ele todas as suas capacidades. Tal como vamos ao ginásio fortalecer-nos fisicamente e com isso muitos aspetos da nossa vida melhoram, também devíamos fortalecer os nossos aspetos psicológicos (imagine o quanto a nossa vida emocional e social melhoraria) quem sabe num novo século seja o ginásio mental.

 

Drª Sofia Laura Fonseca

Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta

Tel: 912 595 125