Web
Analytics

Bem- estar e Resiliência

Bem- estar e Resiliência

Cada vez mais me apercebo que face a um ambiente adverso ou situações difíceis como a que todos nos Portugueses temos passado ultimamente, há pessoas que conseguem desenvolver competências adequadas para as superar e outros não. E é dessas pessoas e das suas capacidades que vos vou falar. Estas pessoas são denominadas de resilientes.

Por resiliência entende-se como sendo a capacidade humana para fazer frente a acontecimentos ou circunstâncias de vida stressantes e adversidades, superando-as e ser transformado por elas de modo positivo.

A resiliência é caracterizada por um conjunto de processos sociais e intra psíquicos que permitem ao indivíduo ter uma vida saudável, mesmo vivendo num ambiente pouco saudável, falamos, da capacidade de enfrentar efetivamente a adversidade, adaptar-se e recuperar, ser-se transformado e sair fortalecido, acendendo a uma vida significativa e produtiva.

Na resiliência por norma distinguimos 2 componentes:

– a resiliência em situações destrutivas, ou seja, a capacidade de proteger a própria integridade face a uma situação de pressão;

– capacidade de construir uma proteção positiva face a futuras circunstâncias difíceis.

A resiliência funciona como um fator protetor (influência que modifica, melhora ou altera a resposta de um individuo face a algum perigo que predispõe um resultado desadaptado).

Os fatores protetores funcionam de modo interativo, manifestam os efeitos face à presença posterior de um fator ameaçador/negativo/stressor, modificando a resposta do indivíduo num sentido mais adaptativo do que seria de esperar. Os fatores protetores podem agir de modo compensatório, como um desafio ou como imunidade, têm a função de reduzir o impacto de risco, alterando o significado cognitivo e /ou emocional que este tem para a pessoa.

Quantas pessoas resilientes conhece?

Pessoalmente conheço poucas, pois grande parte das pessoas não se sente forte psicologicamente para enfrentar determinadas situações adversas na sua vida e é neste momento que devem procurar fortalecer-se psicologicamente através da psicoterapia, pois o trabalho realizado será o promover a criação de recursos internos (estes recursos são o que nos permite enfrentar situações adversas) ou se a pessoa já os possui, utilizá-los de forma mais eficaz.

A resiliência é um processo evolutivo que deve ser promovido desde a infância, e é por isso que umas pessoas o têm e outras não.

A Psicoterapia ajuda a que a pessoa fique mais fortalecida psicologicamente e ajuda no seu crescimento individual.

Drª Sofia Laura Fonseca

Psicológa Clínica e Psicoterapeuta

Tel: 912 595 125