O Mestre Mikao Usui, o grande percussor do Reiki, dizia: “A missão do Reiki é guiar para uma vida pacífica e feliz, curar os outros, melhorar a sua felicidade e a nossa”. Eu sintetizaria esta ideia dizendo que, antes de mais, o Reiki é uma Filosofia de Vida.
Essa Filosofia de Vida assenta sobretudo no 5 Princípios do Reiki (os Gokai, em Japonês). Compreender e pôr em prática estes 5 princípios é assumir essa Filosofia de Vida.
Mesmo que a pessoa a quem vamos facilitar a energia não seja praticante de Reiki, é importante ensinar-lhe os 5 princípios, bem como a importância da meditação para o seu trabalho interior. O seu contributo e empenho pessoais são fundamentais.
Os 5 princípios do Reiki são, no fundo, palavras de reforço, mantras, afirmações positivas que podem (e devem!) ser repetidas ao longo do dia.
Devem ser recitados tranquila e pausadamente, interiorizando a mensagem implícita em cada um deles. A recitação é sempre precedida da expressão “Só por hoje”: é simplesmente um convite a estarmos presentes no aqui e no agora.
Embora possamos encontrar algumas ligeiras variações consoante as traduções existentes, são estes os princípios do Reiki:
- Sou calmo(a). Lá diz a sabedoria popular que quando perdemos a calma, perdemos a razão. Manter a calma, sobretudo em momentos de tensão e adversidade, é sinal de maturidade e elevação espiritual.
- Não me preocupo ou Confio. A energia do universo sabe o seu caminho e de nada adianta interferirmos nele com antevisões nefastas. Confiar é o procedimento correto.
- Sou grato(a). Significa agradecer por tudo aquilo que o universo coloca à nossa disposição: o bom e o mau, pois é com base na experiência deste último que crescemos e nos tornamos melhores.
- Faço o meu trabalho com empenho e honestidade. Não se alude apenas à vertente profissional; trata-se de colocarmos empenho e presença de espírito em tudo o que fazemos no nosso dia-a-dia.
- Sou bondoso(a). Significa deixar de lado todos os sentimentos negativos e procurarmos ser consonantes com a natureza.
Embora de uma extrema simplicidade, os princípios podem despoletar uma mudança. Ao aplica-los diariamente, começamos a ter um entendimento diferente sobre as circunstâncias das nossas vidas e, sobretudo, alcançamos maior serenidade e paz.
Ana Bela Cabral
Facilitadora de Reiki